Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

DESENVOLVIMENTO
FAZER UM trabalho de investigação da presença da cultura negra na NOSSA  localidade, por meio de entrevistas. O objetivo é fazer com que VOCÊIS alunos percebam as relações entre o passado (os conteúdos estudados em História) e o tempo presente, observando as mudanças e permanências nas relações estabelecidas entre os diferentes grupos étnicos e da situação dos afro-descendentes na NOSSA sociedade. Essas pesquisas serAM incluídas NOS ANEXOS DO PROJETO.
2ª etapa 
ROTEIRO DAS entrevistas.
a turma SE DIVIDIRÁ em grupos de quatro ou cinco alunos FAZENDO a mediação dos seguintes pontos: 

- O levantamento de afro-descendentes que sejam moradores antigos da localidade para serem entrevistados. 

- Combinar com os alunos se as entrevistas serão realizadas na escola ou na casa dos entrevistados. 

 site http://www.acordacultura.org.br/, veja textos sobre a importância da cultura negra na coluna da esquerda da página inicial - "valores civilizatórios". 

CULTURA AFRO-BRASILEIRA

A importância de se estudar a história de africanos e de afro-descendentes está relacionada às profundas relações que guardamos com a África. No geral, somos frutos dos encontros e confrontos entre diferentes grupos étnicos como indígenas, europeus, africanos e outros. 

Entendemos que história do Brasil e história da África estão intimamente relacionadas, cabendo ao professor ampliar a discussão sobre, por exemplo, a escravidão, introduzindo elementos da história dos africanos, de sua cultura e não tratá-los como simples mercadoria que enriquecia europeus e tiveram seu trabalho explorado à exaustão no Brasil antes e após a independência política. 

Nessa perspectiva, não podemos tratar a questão africana apenas do ponto de vista da escravidão, como se fosse uma questão isolada e superada pela assinatura da Lei Áurea em 1888. Um ponto de partida para ampliar nossa visão e tentar superar as visões estereotipadas sobre o tema é procurar recuperar os elementos da resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também no tempo presente. 
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/museu-afro-brasil-religioes-afrobrasileiras-558579.shtml

GINGADOS DA AFRICA

http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/danca-manifestacao-cultural-capoeira-toques-jogo-429897.shtml